As diferenças entre cultura organizacional, endomarketing e comunicação interna
Quando se fala em cultura organizacional, muita gente confunde com endomarketing. Estes dois conceitos estão ligados, bem como comunicação interna, mas cada um tem o seu papel.
A comunicação interna é qualquer comunicação que vai da empresa para o seu colaborador. Ela garante que os colaboradores estejam totalmente alinhados ao discurso oficial da empresa, assim como a seus valores e crenças.
A comunicação interna envolve a comunicação de endomarketing e a comunicação de cultura organizacional, a comunicação da liderança, a comunicação da estratégia e tantas outras.
Já o endomarketing seria o marketing para os colaboradores que envolve as campanhas de datas comemorativas, de premiação, aniversário, entre outras datas consideradas importantes. São todas as ações elaboradas para reforçar a marca da empresa junto à sua equipe.
A cultura organizacional vai além do endomarketing, é um alinhamento de conceitos e valores. A cultura da empresa ou organizacional reflete a alma e a personalidade da empresa perante os seus colaboradores. É ela que diferencia uma empresa da outra e está explícita no seu dia a dia, na condução de um negócio, no trato com os colaboradores, clientes, parceiros etc.
No processo de seleção a cultura da organização já deve ser apresentada aos candidatos. E, em cada etapa ela deve ser reforçada: recrutamento, onboarding, integração, na apresentação para equipe, na rotina da empresa e em todas as atividades e participações a cultura deve estar presente.