A comunicação no ambiente corporativo
A partir de uma comunicação assertiva, os departamentos se inteiram sobre as metas e as necessidades da empresa e interagem mais ativamente a favor delas. A maneira como cada informação é transmitida e o meio utilizado – revista, newsletter, mural, intranet, redes sociais – podem contribuir tanto para o aumento das vendas de um produto recém-lançado como otimizar recursos ou ainda motivar o funcionário de baixo desempenho durante uma campanha interna, entre outras vantagens.
Quem deve fazer esse papel?
O jornalista é o profissional mais indicado para transitar por todas as áreas da empresa em busca de potenciais focos de notícia. Sua principal responsabilidade é identificar a abordagem dos assuntos e comunicá-los aos colaboradores.
Este profissional tem as qualificações necessárias para traduzir, em uma linguagem acessível para públicos distintos, a palavra do presidente e demais gestores e pessoas de cargos estratégicos sobre os mais diversos temas que permeiam o dia a dia e filosofia da corporação. Também faz parte da sua rotina dar voz aos colaboradores das áreas operacionais.
Resultados esperados
O funcionário que se sente peça fundamental nas decisões da empresa e percebe um tratamento humanizado e transparente, invariavelmente, “veste a camisa”. Para isso existem os veículos de comunicação interna que têm como objetivo indireto melhorar o desempenho no mercado e gerar mais rentabilidade para a corporação. Na visão dos colaborares: maior lucratividade pode ser sinônimo de aumento na participação dos lucros ou mesmo melhoria de salários e condições de trabalho. Todos ficam satisfeitos.
Um ambiente de trabalho produtivo e em harmonia é perceptível além dos muros do escritório, dos comércios e das indústrias, alcançando o conhecimento do cliente. E quem não prefere tratar de negócios ou consumir produtos e serviços com uma empresa justa, honesta e feliz?